quarta-feira, 8 de junho de 2011

Eu vou pra Vila!

O projeto Eu Vou pra Vila além de uma homenagem ao grande sambista, compositor e bom malandro Noel de Medeiros Rosa, é também o projeto de uma vila com 26 habitações destinadas à população de baixa renda, com área destinada ao lazer e convívio, estacionamento e uma cooperativa. O programa e orientado pela Lei de Vilas da cidade de Ribeirão Preto, que rege algumas normas específicas para este tipo de aglomerado visando condições adequadas para o convívio.


O Terreno.
O terreno escolhido está localizado no bairro Nossa Senhora da Aparecida, na Avenida Afonso Pena, entre as Ruas Natal e Salvador. As restrições urbanísticas consideradas para o projeto estão a seguir:


Terreno e vias.
Fonte: Google Earth.


O terreno está localizado em uma região próxima ao centro da cidade e tem fácil e rápido acesso à este através da avenida Floriano Peixoto. Por meio desta avenida e da avenida Floriano Peixoto, tem-se acesso à avenidas estruturais principais da cidade, como a João Naves de Ávila.

Restrições Urbanísticas consideradas para o projeto.
Fonte: Mapa de Zoneamento da Prefeitura Municipal de Uberlândia


Estudo de Casos

Para o projeto da Vila do Poeta, foram pesquisados alguns casos de aglomerações habitacionais tanto nacionais quanto internacionais, a fim de analisar casos e experiências existentes que possam a vir somar no projeto.
Casa 100K - Itália.
Fonte: www.casa100k.com
Residencial Alexandre Mackenzie

Projeto Watt - Olgga Architectes
Fonte: www.olgga.fr/projects/watt


Projeto Beuv - Olgga Architectes
Fonte: www.olgga.fr/projects/beuv

Projeto Henr - Olgga Architectes
Fonte: www.olgga.fr/projects/henr


Projeto Crou - Olgga Architectes
Fonte: www.olgga.fr/projects/crou

Materiais
Os materiais utilizados para o revestimento das habitações são, para as paredes secas e internas, a placa cortiça, feita por material reciclado e reciclável, sendo assim aproveitadas todas as sobras para produção de novas placas. As placas serão feitas por encomenda nas dimensões de 1,20x3,00x0,01 metros.

Painel de Cortiça

Painel Ecoplaca Idhea

EcoPlaca com camada de papel.
Fonte: www.organum.com.br/ecoplacas.asp

O Projeto

As Habitações

Para a Vila do Poeta foram previstas três tipologias de habitação, baseadas no sistema antes criados (vide posts antigos) com algumas alterações que façam com que estas se interrelacionem. As tipologias levam os nomes das escolas de samba do Rio de Janeiro das quais eram frequentadas por Noel Rosa. A primeira leva o nome da Estação Primeira de Mangueira, mais conhecida como Mangueira, e é destinada à uma só pessoa, tendo seus ambietes quase que completamente integrados, como sala, dormitório e cozinha.

A segunda tipologia leva o nome da escola de Osvaldo Cruz e Madureira, a famosa Portela. Destinada à um casal sem filhos, uma tendência que cresce na atualidade, também conhecida como DINK (Double Income No Kids). Nesta, além de mais espaço, também é trabalhada a questão da privacidade entre os moradores e visitantes, sendo a área íntima dividida da social por meio do eixo sanitário, que atende ao mesmo tempo as duas áreas. No caso de maior privacidade, um painel móvel faz o papel de barreira tanto física quanto visual das duas áreas, tendo assim, uma privacidade completa.

A terceira tipologia, em homenagem à fundadora das escolas de samba, nascida no morro do Estácio de Sá, é destinada à habitação unifamiliar ou cohabitação. É configurada por dois volumes ligados por um eixo sanitário que divide área íntima da social. O volume da área íntima pode ser dividido pelos armários gerando dois quartos, sendo que as dimensões são variáveis.


Após a definição das tipologias foi feito um estudo sobre formas de implantação no terreno que gere uma valorização do espaço coletivo. Dentro do espaço também é proposto um estacionamento de uma vaga por habitação, um espaço de cooperativa, um centro de tratamento de água pluvial e uma caixa d'água coletiva.

Estudo 01

Estudo 02

Estudo 03

Estudo 04

Estudos de implantação.

Implantação final.
Implantação final. Vista Superior.
Perspectiva do conjunto de habitações.
Vista das esquadrias.

Vista cortada das esquadrias.
A seguir, está representado as várias camadas do conjunto de habitações.

Estrutura Steel Frame.
Vigotas para colocação do Steel Deck

Telhas do Steel Deck

Concretagem do Steel Deck e cobertura verde.

Instalação do Light Steel Frame para instalação do revestimento

Instalação das placas de cortiça nas áreas internas não úmidas.

Instalação das ecoplacas nas áreas externas e área úmida.

Instalação das esquadrias.

Perspectiva - Vista da Rua Natal
Perspectiva -  Vista da Av. Afonso Pena

Perspectiva - Vista da Rua Salvador
Perspectiva - Vista dos fundos do terreno.

Perspectiva - Vista do Terreno







Nenhum comentário:

Postar um comentário