Após alguns estudos de forma, defini-se que a melhor forma para organizar o espaço é em forma retangular. Assim, é feito um estudo de manchas de funções dentro dos espaços. Lembrando que um espaço exerce diversas funções, estas cores se misturam onde seria um "divisor de águas". A área do banheiro divide as áreas sociais com a área íntima, criando dois pequenos corredores, facilitando assim uma expansão futura.
Posterior à este processo, é feito o cálculo das placas do material a ser utilizado no projeto. Foram calculados tanto as placas cimentícias quanto as placas de OSB para o estudo. Os cálculos têm como finalidade da máxima racionalização da obra, com disperdício mínimo.
Pensando em um maior aproveitamento do material, no caso de corte, pensa-se no maior uso das peças, no caso abaixo, um estudo da dimensão da chapa e da angulação do corte para definir a inclinação do telhado, de forma a aproveitar melhor a peça.
Novamente em função da dimensão das placas, o dimensionamento o banheiro.
Estudo sobre encaixe de canto, de forma a não ultrapassar em nenhuma das faces (interna ou externa) a dimensão da placa, não necessitando do corte da peça.
No corte abaixo, um estudo sobre o aproveitamento da água da chuva sem necessitar de bombeamento para o reservatório, onde este já encontra-se em um ponto alto e a coleta por calha desta água já escoa para o reservatório por gravidade. Além de um estudo de ventilação do banheiro, que fica situado no interior, sem face extrerna. o método de ventilação é conhecido como ventilação sifonada.
Abaixo, outro modo de pensar a ventilação do banheiro, porém, equivocado.
Forma de encaixe adotado nos cantos.
Detalhando a área de higiene e cozinha, que por economia, dividem a mesma parece úmida.
Detalhamento das áreas da cozinha + área de serviço.
Estudo de fundações tornando o edifício independente do terreno.
Estudo de insolação.
Representações em cad.
Nenhum comentário:
Postar um comentário