domingo, 3 de abril de 2011

Projeto Meu Barracão.

O projeto Meu Barracão é desenvolvido com a intenção de criar novas propostas para os programas governamentais de Conjuntos de Habitação de Baixo Custo ofertados por programas Municipais e Federais, como o Minha Casa, Minha Vida. Estes projetos em vigor possuem muitos problemas projetuais e executivos que tornam a habitação muitas vezes inadequada para o usuário. Sendo assim, foram realizadas pesquisas na área para estudar melhor os problemas e buscar soluções que melhorem a qualidade da habitação para as classes inferiores, sem elevar o custo da obra.
O primeiro estudo feito foi prático de Análise Pós-Ocupação (postado abaixo), o segundo trata-se de estudo de casos de espaços flexíveis, mobiliário flexível, materiais e técnicas construtivas que viabilizem a obra através da racionalização desta, gerando uma maior agilidade de construção e um desperdício reduzido de materiais, pesquisas sobre como pensar o espaço e suas funções, a sobreposição das funções e o aproveitamento máximo deste espaço para estas diversas funções, que nem sempre acontecem simultaneamente, levantamento das necessidades da habitação e uma busca por novas formas de morar, fugindo da tradicional repartição tri-partida.
Para pensar o espaço, é necessário traçar as premissas do projeto. Uma vez que as premissas são a racionalização da obra e a sustentabilidade aliada com o conforto ambiental, não há como separar as questões técnicas e construtivas da etapa projetual. Para se pensar no todo, tem-se também que pensar nos detalhes, tudo ao mesmo tempo, de forma que para o anteprojeto se faça o mínimo de alterações projetuais possíveis.
E desta maneira a semente vai brotando...

Estudo de Casos

Os estudos de casos para o projeto Meu Barracão envolve tanto estudo de projetos flexíveis quanto de mobiliário com multipla função. Partindo do princípio que flexibilidade não é somente um espaço que se abre ou se modifica enquanto arquitetura, podendo ser um espaço rígido, mas que atende funções diferentes em momentos diferentes, porém, no mesmo espaço, dependedo da necessidade. Sendo assim, foram encontrados os seguintes objetos de estudo:


Cama que vira mesa de estudos





Intermodal - Projetos em reuso de containers

Casas minusculas
Mesa de centro com estocagem


Mesa flexível



Casa de 175m² que custou 100mil reais

Sofá cama


Beliche Retrátil


Bancada de café Retrátil


Casa modular

Meu barracão - Estudo Preliminar

Após alguns estudos de forma, defini-se que a melhor forma para organizar o espaço é em forma retangular. Assim, é feito um estudo de manchas de funções dentro dos espaços. Lembrando que um espaço exerce diversas funções, estas cores se misturam onde seria um "divisor de águas". A área do banheiro divide as áreas sociais com a área íntima, criando dois pequenos corredores, facilitando assim uma expansão futura.

Posterior à este processo, é feito o cálculo das placas do material a ser utilizado no projeto. Foram calculados tanto as placas cimentícias quanto as placas de OSB para o estudo. Os cálculos têm como finalidade da máxima racionalização da obra, com disperdício mínimo.



Pensando em um maior aproveitamento do material, no caso de corte, pensa-se no maior uso das peças, no caso abaixo, um estudo da dimensão da chapa e da angulação do corte para definir a inclinação do telhado, de forma a aproveitar melhor a peça.

Novamente em função da dimensão das placas, o dimensionamento o banheiro.


Estudo sobre encaixe de canto, de forma a não ultrapassar em nenhuma das faces (interna ou externa) a dimensão da placa, não necessitando do corte da peça.


No corte abaixo, um estudo sobre o aproveitamento da água da chuva sem necessitar de bombeamento para o reservatório, onde este já encontra-se em um ponto alto e a coleta por calha desta água já escoa para o reservatório por gravidade. Além de um estudo de ventilação do banheiro, que fica situado no interior, sem face extrerna. o método de ventilação é conhecido como ventilação sifonada.


Abaixo, outro modo de pensar a ventilação do banheiro, porém, equivocado.


Forma de encaixe adotado nos cantos.


Detalhando a área de higiene e cozinha, que por economia, dividem a mesma parece úmida.


Detalhamento das áreas da cozinha + área de serviço.

Estudo de fundações tornando o edifício independente do terreno.


Estudo de insolação.


Representações em cad.


Estudo de Casos e referências Bibliográficas

Pesquisando sobre residências com poucos metros quadrados, materiais, projeto flexíveis, mobiliário fléxiveis, dentre outros, consegui umas referências projetuais bem legais para o projeto do exercício 01. Aqui vão os links pra quem quiser dar uma bisbilhotada:

http://smallspaceliving.blogspot.com/search/label/Architecture
http://intermodaldesign.wordpress.com/
http://hivemodular.terapad.com/index.cfm?fa=contentNews.newsDetails&newsID=156334&from=list&directoryId=11860
http://www.intermodal-design.com/index.html
http://smallspaceliving.blogspot.com/2008/05/small-space-prefab-italian-style-joshua.html
http://momoge.com/trends/folding-tables/
http://chenseon.blogspot.com/
http://www.wawa.co.uk/ottoman.html
http://www.clei.co.uk/clei/penelope.htm#
http://casa.abril.com.br/materias/casas/casa-175-m-custou-apenas-r-100-mil-619419.shtml#1
http://www.marcosacayaba.arq.br/lista.projeto.chain?id=71
http://www.simplydecoration.com/low-table-with-hidden-storage-space-13026.php/

Também em prol do aprimoramento do pensar na habitação, e seguindo as dicas das professoras, vou aos poucos lendo algo sobre o assunto:
http://infohabitar.blogspot.com/2007/01/estratgias-de-flexibilidade-na.html
Tramontano, Marcelo. Habitação Moderna: A Construção de um Conceito. EESC - USP. 1993

Isto é um pouco do que foi pesquisado. Alguns links foram perdidos ou não salvos, mas já dá pra ter ma noção do caminho.